PARTE 1. ARREPENDIMENTOS DE OBRAS MORTAS

Continuando em nosso estudo de Hebreus 6, as doutrinas fundamentais de Cristo

1 Portanto, deixando os princípios da doutrina de Cristo, avançemos para a perfeição; Não colocando novamente o fundamento do arrependimento das obras mortas …

 

Quem está morto e quem está vivo?

João 3 : 15 para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 16 Porque Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17 Porque Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo; Mas que o mundo através dele pode ser salvo. 18 O que crê nele não é condenado; mas aquele que não acredita já está condenado , porque não crê no nome do Filho unigênito de Deus. 19 E esta é a condenação, que a luz veio ao mundo, e os homens amaram a escuridão ao invés da luz, porque suas ações eram malignas. 20 Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, nem vem à luz, para que as suas obras não sejam repreendidas. 21 Mas o que faz a verdade vem à luz, para que as suas obras se manifestem, que são forjadas em Deus.

Se você não acredita em Cristo, então você já está condenado.

João 5: 24 De   verdade, em verdade, eu digo a você, aquele que ouve a minha palavra, e crê no que me enviou, a vida eterna, e não entrará em condenação; Mas é passado da mortepara a vida. 25 Em   verdade, de verdade, eu digo a você: A hora está chegando, e agora é, quando os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que ouvirem viverão.

A partir desses versículos, aprendemos qual é o cerne do cristianismo. É tudo sobre vida e morte. Se você não acredita em Jesus, então já está morto, condenado eternamente. A crença em Cristo traz consigo salvação e vida eterna.

1 João 5: 10 O que crê no Filho de Deus tem o testemunho em si mesmo: aquele que não crê a Deus, o fez mentiroso; Porque ele não acredita no registro que Deus deu de seu Filho. 11 E este é o registro, que Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho. 12 Aquele que tem o Filho tem vida; E aquele que não tem o Filho de Deus não tem vida.

Portanto, os incrédulos são MORTOS. Tudo o que eles fazem é inútil e em vão. Suas obras são obras mortas. Eles são condenados, não importa o quanto “bom” que possam fazer nesta terra.

A Bíblia nos diz que para se tornar espiritualmente vivo, precisamos acreditar em Jesus.

Então, o que significa “acreditar no Filho de Deus”, em Jesus?

Basta acreditar que Jesus existisse, que Jesus era uma pessoa especial que veio dar orientações sobre como viver nossas vidas? A resposta é não. Existem certos princípios absolutos na Bíblia que determinam o que é a crença em Jesus Cristo.

João 3: 3   Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, de verdade, digo-te: a menos que um homem nasça de novo, não pode ver o reino de Deus.
Devemos nascer de novo com um novo Espírito, o Espírito de Jesus.

 

João 3: 5   Jesus respondeu: Em verdade, de verdade, eu digo a você: Se um homem não nascer da água e do Espírito, ele não pode entrar no reino de Deus.
Este é outro mandamento para nascer de novo de um novo Espírito.

1 Cor 15:50   E digo isto, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem os heróis perecíveis herdam os imperecíveis.

Marcos 10:15 Em   verdade, eu digo a você: Quem não receber o reino de Deus como criança pequena, não entrará nele.
Isso fala sobre humildade e orgulho. Nós devemos ser humildes.

Gal 5: 19   Ora, as obras da carne são claramente reveladas, que são: adultério, fornicação, impureza, lágrimas, 20  idolatria, feitiçaria, ódio, lutas, ciúmes, angústia, rivalidades, divisões, heresias, 21   invejas, assassinatos, embriaguez , divisoes e coisas como estas; Do qual eu lhe digo antes, como eu também disse antes, que aqueles que fazem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

 

1 Cor 6: Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem prostitutos, nem homossexuais infratores 10 nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.

11 E isso é o que alguns de vocês eram. Mas você foi lavado, você foi santificado, você foi justificado em nome do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito de nosso Deus.

 

Lucas 3: 3   Eu lhe digo, não. Mas, a menos que você se arrependa, todos vocês também perecerão.

Uma vez que acreditamos que Jesus é o Filho de Deus, uma vez que nos arrependemos verdadeiramente, morremos para o nosso eu antigo e nascemos de novo com um novo Espírito. Uma vez que isso aconteceu, somos lavados de todas as nossas antigas obras mortas e nos esforçamos a partir de então para caminhar em novidade de vida, seguindo os mandamentos da Bíblia com a orientação do Espírito Santo.

Arrependimento

O que a palavra arrepender significa?
A palavra que se traduz como arrependimento no Novo Testamento é a palavra grega “metanoeo”. Significa mudar a mente, retroceder ou se afastar. Portanto, quando alguém se arrepende, afastamos as coisas velhas e as deixamos para trás.

Perdão por arrependimento 
arrependimento é um conceito muito diferente do perdão. Pedir perdão de nossos pecados é um princípio fundamental de se tornar um cristão primeiro. Somos instruídos a continuar pedindo perdão ao longo de nossos caminhos cristãos, pelas muitas coisas que fazemos que desagradam a Deus, incluindo as muitas “obras mortas” que fazemos enquanto estamos salvos. Nossa crença em Cristo nos concede esse perdão e assegura nossa salvação, mas também devemos nos arrepender dos pecados que fazemos – Deus é longínguo, mas se não nos arrependemos, mais cedo ou mais, arriscamos Seu julgamento.

Então, o que fazemos quando nos arrependemos?
Quando não fomos salvos, vivemos na carne, mas morremos espiritualmente. A mensagem bíblica de arrependimento é afastar-se da maneira mundana / carnal de conduzir nossas vidas e recorrer ao caminho que Deus estabeleceu para a humanidade. Significa rejeitar o sistema do homem como a resposta aos problemas da vida e aceitar o sistema perfeito de Deus como fonte de orientação – e essa orientação vem do Espírito Santo.

O verdadeiro arrependimento é aceitar que somos pecadores, que todos nós ficamos aquém da glória de Deus. Romanos 3: 23 Porque todos pecaram, e ficam aquém da glória de Deus ; Uma vez que aceitamos esse princípio, perceberemos que NÃO HÁ NÓS podemos fazer para nos salvar. Em nossas buscas, quando nos encontramos frente a frente com um deus perfeito e santo, logo aceitamos e compreendemos quão totalmente perdidos estamos e quão desesperadamente precisamos de um Salvador – alguém para nos salvar, e é aí, através da Graça de Deus, seu precioso filho, Jesus, entra. 

Um bom exemplo é visto na parábola de Jesus do filho pródigo, ver Lucas 15: 11-32. O homem tem dois filhos, um pediu sua herança. O pai lhe dá sua parte da propriedade. O filho deixa viver uma vida de folia. Depois que a riqueza se foi, ele trabalha em trabalhos estranhos. Ao alimentar slop para porcos, o trabalho mais baixo que um judeu poderia segurar, ele se arrepende, decidindo que os servos de seu pai o têm melhor do que ele. Ele começa uma jornada para voltar para casa para se desculpar com seu pai e pedir um emprego como uma mão contratada. Ao vê-lo descer a estrada em seus trapos, o pai ordena que um banquete seja preparado e ordene que o mais fino da roupa seja dado a esse filho.

Quando o filho decidiu que o caminho do pai estava certo e seu caminho estava errado, e se propôs a se adequar ao Caminho do pai, é quando o arrependimento realmente ocorreu. Como com o pai nesta história, Deus anseia nos acolher como filhos, mas devemos mudar nosso modo de pensar, reconhecer que estávamos errados, implorar perdão e aceitar que o caminho dele é certo.
Não se pode tornar um cristão até se arrependerem verdadeiramente.

O que Jesus disse sobre o arrependimento?

Leia Marcos 1:14 14 Depois de João ter sido preso, Jesus foi para a Galiléia, pregando o evangelho de Deus. 15 “Chegou a hora”, disse ele. “O reino de Deus está próximo. Arrependa-se e acredite no Evangelho, ”

primeiro comando de Jesus era se arrepender.

Leia Lucas 24:46 45 . Em seguida, ele abriu suas mentes para que eles pudessem compreender as Escrituras 46 Ele lhes disse: “Isto é o que está escrito: O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos no terceiro dia, 47 e o arrependimento eo perdão dos pecados será pregado em seu nome a todas as nações, começando por Jerusalém.

último comando de Jesus era que os discípulos pregassem o arrependimento para todas as nações.

 

No meio, Jesus disse: Lucas 3: 3   Eu lhe digo, não. Mas a menos que você se arrependa, todos vocês também perecerão.

Qual é outra verdade absoluta em acreditar em Jesus, ao se tornar um cristão. É essencial para a salvação.

 

2 Pedro 3: 9 : O Senhor não está fraco em relação à Sua promessa, como alguns contam magro, mas são longanimais para conosco, não querendo que alguém perca, mas que todos venha arrepender-se.

Então, o que se entende por “arrependimento de obras mortas”?

Nós já aprendemos que os trabalhos mortos eram todos aqueles trabalhos que foram feitos quando não estivemos salvos.

 

Heb 9: 11 Mas Cristo veio um sumo sacerdote das coisas vindouras, por um tabernáculo maior e mais perfeito, não feito de mãos, isto é, não deste edifício; 12 Nem pelo sangue de cabras e bezerros, mas por seu próprio sangue entrou uma vez no lugar sagrado, tendo obtido a redenção eterna para nós . 13 Pois, se o sangue de touros e de cabras e as cinzas de uma novilha queimam o impuro, santifica a purificação da carne: 14 Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu sem mancha Para Deus, purifique sua consciência das obras mortas para servir o Deus vivo?

Uma vez que sejamos salvos, o sangue de Cristo mudará nossa consciência das antigas obras mortas para as novas obras de servir o Deus vivo. Essas novas obras estão incorporadas nos dois mandamentos mais importantes, conforme estabelecido por Jesus: Mateus 22 : 36   Mestre, que é o maior mandamento da Lei? 37   Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, e com toda a sua alma e com toda a sua mente 38   Este é o primeiro e grande mandamento.   39  E o segundo é como ele, você amará seu próximo como você. 40   Nestes dois mandamentos, pendura toda a Lei e os Profetas.

” Arrependimento de obras mortas “, portanto, é a doutrina que diz que devemos nos arrepender de confiar em nossas próprias obras para nos salvar, que são obras mortas. Em vez disso, devemos confiar em Jesus Cristo sozinho para a salvação.

  • Gálatas 2:16 – “O homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo … porque, pelas obras da lei, nenhuma carne será justificada”.
  • Efésios 2: 8 – “8 Pois, pela graça, você é salvo pela fé, e isso não é de vocês mesmos, é o dom de Deus, 9  não de obras, para que ninguém se vangore”.
  • 2 Timóteo 1: 9 – “salvo pela graça, não segundo as nossas obras”
  • Tito 3: 5 – “não por obras de justiça que fizemos”
  • Romanos 3: 21-22 – “pelas obras da lei, nenhuma carne será justificada aos seus olhos”
  • Romanos 4: 4-5 – “Aquele que opera é a recompensa não comprovada da graça, mas da dívida”.
  • Isaías 64: 6 – “todas as nossas justiças são trapos imundos”

Há muitos versículos que sustentam a doutrina de que o homem não pode ser justificado (ou salvo) por obras. É um presente gratuito de acordo com o chamado de uma pessoa particular pelo próprio Deus e de acordo com a Sua graça, conforme o entender.

Nunca devemos esquecer o que éramos uma vez, nem dar por certo o grande presente da salvação. Como diz o salmista:

 

“Esperei com paciência pelo Senhor,
e ele se inclinou para mim,
e ouviu o meu clamor.
Ele também me tirou duma cova,
para fora do barro de lodo,
pôs os meus pés sobre uma rocha,
firmou os meus passos.
Ele Colocou uma nova música na minha boca.
Louvado ao nosso Deus,
muitos a verão e temerão,
e confiarão no Senhor “
 (Salmos 40: 1-3).

Obrigado.