PARTE 2. FÉ EM DEUS

Heb 6: 1  Portanto, deixando os princípios da doutrina de Cristo, continuemos com a perfeição; Não colocando novamente o fundamento do arrependimento das obras mortas e da fé em relação a Deus ,

A fé em Deus é o segundo princípio dos ensinamentos elementares sobre Cristo que conduzem a um fundamento firme na vida cristã. Sem esse fundamento, é impossível para um cristão crescer na maturidade espiritual que Deus deseja ver em cada um de Seus filhos.

  • O que é Fé?

Há muitas definições de fé, a maioria delas apenas adicionando confusão a um conceito de outra forma simples.
De acordo com o dicionário , fé é a crença ou a esperança de que uma certa afirmação seja verdadeira. Sua principal idéia é a confiança. Se algo é verdadeiro, é digno de confiança.

A palavra Fé, quando usada na Bíblia, é a mesma palavra que fidelidade. As 2 palavras são usadas de forma intercambiável. A Bíblia define a fé como esta:
Heb 11: 1   Ora, a fé é a substância das coisas esperadas, a evidência de coisas não vistas.

Em outras palavras:
Fé cristã é nossa confiança de que:

    • O que a Bíblia diz é verdade,
    • As promessas de Deus são verdadeiras. Mesmo que não possamos ver essas promessas acontecerem, temos a certeza de que temos a evidência em nossos corações das coisas que não podemos ver – a promessa e evidência mais importante é que Jesus Cristo morreu por nossos pecados, vive dentro de nós e Nos oferece a vida eterna através da crença nEle.

 

O que é ” a evidência de coisas não vistas “?

Gal 2: 20 Eu sou crucificado com Cristo; no entanto, eu vivo; Ainda não, mas Cristo vive em mim ; e a vida que hoje vivo na carne vivo pela fé do Filho de Deus , que me amou e se entregou por mim.

A evidência das coisas que não se vê é que Jesus Cristo vive dentro de nós, o que sempre resultará em uma grande reviravolta na vida das pessoas – e quanto mais permitimos que nosso próprio Espírito seja submetido ao Espírito Santo, seja submetido à “fé de O Filho de Deus “, mais fecundos seremos e mais evidências mostraremos de nossa fé.

A fé, portanto, está diretamente ligada à Verdade, e veremos mais tarde que a Fé também é uma parte inseparável da Salvação.

  • Como conseguimos fé?


Efésios 2: 8
   Porque pela graça você é salvo pela fé , e isso não é de vocês mesmos, é o dom de Deus,  9 não de obras, para que ninguém se vangore.
Somos salvos por ter fé. Quando Deus primeiro nos chama por Sua Graça, temos a oportunidade de responder com confiança que Suas promessas são verdadeiras (fé), começando a acreditar em Jesus e a ser salvas.

Romanos 10: 14   Como, então, eles invocam aquele em quem não creram? E como eles crerão naquele de quem eles não ouviram? E como eles ouvirão sem pregar? 15   E como eles devem pregar a menos que sejam enviados? Como está escrito: “Quão lindos são os pés daqueles que pregam o evangelho da paz e trazem boas novas das coisas boas”. 16   Mas todos eles não obedeceram ao evangelho. Porque Isaías diz: “Senhor, quem acreditou no nosso relatório?”  17 Então, a fé vem por ouvir e ouvir pela palavra de Deus.

 A fé é o resultado do ensino, da audição da Palavra de Deus pregada. Uma vez que alguém ouviu a Palavra, e entendeu, eles são confrontados com uma escolha – acredite ou rejeite. Ao acreditar, acreditando coisas que não podem ser vistas, adquiremos fé para Deus.

Curiosamente, se notarmos a seqüência de eventos … indo para trás do versículo 15 –

  1. E como eles devem pregar a menos que sejam enviados? Os cristãos estabelecidos precisam seguir a orientação do Espírito Santo ao serem “enviados” para pregar. Precisamos orar por discernimento e sabedoria no que dizemos e a quem dizemos. Precisamos orar para que o Espírito Santo envie pessoas através de nossos caminhos, que estão prontos para ouvir a Verdade. Com a frequência em que pedimos que os trabalhadores sejam enviados através dos caminhos de nossos entes queridos, precisamos estar dispostos a ser trabalhadores para pregar a Verdade aos entes queridos de outras pessoas.
  2. E como eles ouvirão sem pregar? Aqueles que foram enviados pelo Espírito Santo devem agora pregar para que as pessoas possam ouvir.
  3. E como eles crerão naquele de quem eles não ouviram? Uma vez que eles ouviram, eles podem então acreditar.
  4. Como então eles invocarão Aquele em quem eles não creram? Uma vez que eles acreditam, eles podem “invocá-lo”. Eles podem ter um relacionamento com Jesus Cristo e chegar ao arrependimento.

Então, somos enviados para pregar, para que aqueles que ouvem possam acreditar para que eles possam entrar em Sua presença.

  • Quem é elegível para essa fé?

Romanos 3: 22   até a justiça de Deus através da fé de Jesus Cristo, para todos e sobre todos os que crêem. Pois não há diferença, 23   porque todos pecaram e ficam sem a glória de Deus, 24   sendo justificados livremente pela Sua graça através da redenção que está em Cristo Jesus; 25 a   quem Deus se propôs a ser uma oferta pelo pecado através da fé no Seu sangue, para declarar a Sua justiça através da passagem dos pecados que haviam ocorrido antes, na tolerância de Deus;

Para o versículo  28 Portanto, concluímos que um homem é justificado pela fé sem os feitos da lei.

Do versículo acima vemos que, enquanto alguém que crê nele é elegível para receber a fé, ninguém realmente merece isso – “porque TODOS pecaram”. É uma oferta gratuita através de Sua Graça.

Esta passagem também nos diz que somos justificados pela fé . ” Justificado ” significa que temos uma razão para se comportar de uma certa maneira – nosso motivo para ter fé é que acreditamos que Jesus assumiu o nosso pecado e, ao fazê-lo, lavou-nos e nos declarou não culpados perante o juiz – nós somos ” Romanos 5: 1   Portanto, sendo justificados pela fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. 2   Através dele, também temos acesso da fé a essa graça, e nos regozijamos com a esperança de A glória de Deus.

A fé traz a paz com Deus e temos acesso à Sua graça.

  •  Se somos “declarados justos” por serem justificados, o que mais nos torna justos?

Romanos 4: 4   . Agora, quando um homem trabalha, o salário não é creditado a ele como um presente, mas como uma obrigação No entanto, para o homem que não trabalha, mas crê naquele que justifica o ímpio, sua fé lhe é creditada como justiça . Davi diz a mesma coisa quando ele fala do bem-aventurado o homem a quem Deus credita justiça, independentemente de obras: “Bem-aventurados aqueles cujas transgressões são perdoadas, cujos pecados são coberto. Bem-aventurado o homem cujo pecado o Senhor nunca vai contar contra ele.”
a fé nos torna justos. As obras sagradas também nos tornam justos?

Gálatas 2:16 16 Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé de Jesus Cristo, nós também acreditamos em Jesus Cristo, para que sejamos justificados pela fé de Cristo e não por As obras da lei; porque, segundo as obras da lei, nenhuma carne será justificada. 17 Mas se, enquanto buscamos ser justificados por Cristo, nós mesmos também somos encontrados pecadores, é , portanto, Cristo, ministro do pecado? Deus proibiu. 18 Pois se eu forjar novamente as coisas que eu destruí, eu me transpiro. 19 Pois eu, pela lei, estou morto para a lei, para que eu viva para Deus. 20 Eu sou crucificado com Cristo; no entanto, eu vivo; Ainda não eu, mas Cristo vive em mim: E a vida que hoje vivo na carne vivo pela fé do Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. 21 Não frustrai a graça de Deus; porque se a justiça vier pela lei, então Cristo morreu em vão.

Nenhuma quantidade de obras ou boas ações podem nos tornar justos. Como aprendemos na semana passada de Isaías, TODOS os nossos feitos justos são como trapos imundos diante de um Deus Todo-Poderoso. 

 A fé salvadora é assim chamada porque tem vida eterna inseparavelmente ligada a ela. A fé em Jesus Cristo é uma graça salvadora , por meio da qual descansamos sobre ele sozinho para a salvação, como ele nos é oferecido nas contas evangélicas.
A crença é o ato específico de fé pelo qual o pecador se justifica diante de Deus .

A crença nessa verdade sempre associou a ele um profundo senso de convicção sobre o pecado , que, como discutimos na semana passada, deveria levar ao arrependimento. É esse estado de espírito em que um pobre pecador, consciente da imundície de seu pecado, foge de seu culpado a Cristo, seu Salvador, que assume o peso de todos os seus pecados sobre Ele.
Essa confiança, essa confiança, essa esperança é a essência da fé cristã.

Outras características importantes da fé:

  • Afé nos permite discernir espiritualmente

1 Cor 02:14 O homem sem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, porque lhe são loucura, e ele não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 15 O homem espiritual discerne Sobre tudo, mas ele mesmo não está sujeito ao julgamento de qualquer um:  16 “ Porque quem conheceu a mente do Senhor para que ele possa instruí-lo?” Mas nós temos a mente de Cristo. Nossas mentes devem primeiro ser iluminadas pelo ensino divino antes que ele possa discernir as coisas do Espírito.

  • Afé nos permite tornar-se Iluminado

João 6:44   Ninguém pode vir a Mim, a não ser que o Pai que Me enviou o tire, e eu o ressuscitarei no último dia.

2 Cor 4: 6   Porque Deus disse: “Das trevas, a luz brilhará”; Que brilhou em nossos corações para dar o brilho do conhecimento da glória de Deus diante de Jesus Cristo.

 

  • Afé nos dá sabedoria e compreensão

Ef 1: 17   que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, pode dar-lhe o espírito de sabedoria e revelação no conhecimento dele, 18   os olhos de sua compreensão sendo iluminados, para que você possa saber o que é o Esperança de Seu chamado, e quais são as riquezas da glória de Sua herança nos santos 19 ,   e qual é a grandeza de seu poder para nós, aqueles que crêem de acordo com o funcionamento de Sua poderosa força.

  • fé depende, “Assim diz o Senhor”.

1 João 5: 9  Se recebemos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior. Porque este é o testemunho de Deus que Ele testificou sobre Seu Filho. 10    Aquele que crê no Filho de Deus tem o testemunho em si mesmo. Aquele que não acredita em Deus o fez mentiroso, porque ele não acredita no registro que Deus deu de Seu Filho. 11   E este é o registro, que Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em Seu Filho. 12   Aquele que tem o Filho tem vida; Aquele que não tem o Filho de Deus não tem vida. 13   Escrevi estas coisas para vós que crêem no nome do Filho de Deus, para que saibais que você tem a vida eterna, e que você acredite no nome do Filho de Deus. 14   E esta é a confiança que temos em relação a Ele, que se pedimos qualquer coisa de acordo com Sua vontade, Ele nos ouve. 15   E se sabemos que Ele nos ouve, o que quer que perguntem, sabemos que temos as petições que desejamos dele.

 

  • Devemos viver pela féRomanos 1:16   Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, porque é o poder de Deus para a salvação para todos os que crêem, primeiro para o judeu e também para o grego. 17   Pois nela a justiça de Deus é revelada da fé à fé [primeira fé para a última fé], como está escrito: “O justo viverá pela fé”. O justo (ou justo) deve viver pela fé é citado várias vezes no Novo Testamento. É uma citação de Habbakuk 2: 4. Agora Habbakuk viveu em maus momentos em que Judá foi governado por reis doentios. Habbakuk pediu a Deus e questionou seus modos de permitir que Seu povo fosse tão temeroso, oprimido e perseguido. A resposta de Deus era simples – “viver pela fé”, não com esperança nas coisas desta terra,        

 

  • A caminhada de um cristão pode superar o mundo (pecado), pela fé1 João 5: 4 : Pois tudo o que nasceu de Deus supera o mundo. E esta é a vitória que superou o mundo; Nossa fé.        
  • Oconhecimento é um elemento essencial da fé.1 João 2: 3   E com isso sabemos que o conhecemos, se guardarmos os Seus mandamentos.
  • Sem fé é impossível agradar a Deus.Heb.11 : 6   Mas, sem fé, é impossível agradá-Lo, porque aquele que vem a Deus deve acreditar que Ele é e que Ele é um recompensador daqueles que diligentemente o buscam.
  • Afé sem amor é inútil1 Cor . 13 : 13   E agora, fé, esperança, amor, estes três permanecem; Mas o maior deles é o amor.        
  • É possível mover montanhas com féE aqui temos o nome famoso, reivindicá-lo, quadro-ele, Verso de pregadores de fé:        

Marcos 11: 21   E Pedro, lembrando-se, disse-lhe: Rabi, eis que a figueira que tu amaldiçoaste se afastou. 22   E, respondendo, disse-lhes: Tenha fé em Deus. 23   Pois, verdadeiramente, digo-vos que todo aquele que disser a este monte, se mova e seja lançado no mar, e não duvide no seu coração, mas acredite que o que ele disse acontecerá, ele terá o que ele disser. 24   Portanto, digo-lhe: Tudo o que quer que você peça, orando, acredite que você os receberá, e será para você. 25   E, quando você estiver rezando, se tiver qualquer coisa contra alguém, perdoe-o, para que também seu Pai Celestial perdoe suas ofensas. 26  Mas se você não perdoa,

Este versículo deve ser tomado em contexto com o tema da Bíblia inteira da soberania absoluta de Deus. Ele terá piedade de quem Ele terá misericórdia, compaixão de quem Ele terá compaixão. Se você pede qualquer coisa em oração, deve ser de acordo com a vontade de Deus, caso contrário nossas orações cairão em surdos. Usando sua fé na oração, a montanha que você está tentando mover, trará glória a Deus?

1 João 5 : 14   E esta é a confiança que temos para com Ele (fé em relação a Deus) , que se pedimos qualquer coisa de acordo com … para …. Sua vontade , Ele nos ouve. 15   E se sabemos que Ele nos ouve, o que quer que perguntem, sabemos que temos as petições que desejamos dele.

  • Grandes coisas podem ser realizadas com fé

Hb 11 : 32 E que mais direi? Eu não tenho tempo para falar de Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas, 33 que pela fé conquistaram reinos, praticaram a justiça, e ganhou o que foi prometido; que fecham a boca de leões, 34 extinta a fúria das chamas, e escaparam do fio da espada; Cuja fraqueza voltou à força; e tornaram-se poderosos na batalha e puseram em fuga exércitos estrangeiros. 35 As mulheres receberam de volta os seus mortos, ressuscitados. Outros foram torturados e recusaram ser libertados, para que eles possam ganhar uma melhor ressurreição. 36 Algumas vaias enfrentou e flagelação, enquanto outros ainda foram acorrentados e colocados na prisão. 37 Foram apedrejados Eles foram serrados em dois; Eles foram mortos pela espada. Eles foram cerca de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos e mistreated- 38 o mundo não era digno deles. , Errantes pelos desertos e montanhas, e em cavernas e buracos no chão. 39 Estes foram todos elogiados por sua  , mas nenhum deles recebeu o que havia sido prometido. 40 Deus havia planejado algo melhor para nós, para que somente Junto com nós, eles seriam perfeitos. perseguidos e mistreated- 38 o mundo não era digno deles. , Errantes pelos desertos e montanhas, e em cavernas e buracos no chão. 39 Estes foram todos elogiados por sua  , mas nenhum deles recebeu o que havia sido prometido. 40 Deus havia planejado algo melhor para nós, para que somente Junto com nós, eles seriam perfeitos. perseguidos e mistreated- 38 o mundo não era digno deles. , Errantes pelos desertos e montanhas, e em cavernas e buracos no chão. 39 Estes foram todos elogiados por sua  , mas nenhum deles recebeu o que havia sido prometido. 40 Deus havia planejado algo melhor para nós, para que somente Junto com nós, eles seriam perfeitos.

Isso é fundamental para entender. Nunca devemos nos desencorajar que nossa fé não colhe as recompensas das promessas de Deus enquanto estamos nesta terra. A maioria dos santos antigos nunca recebeu o que lhes foi prometido! – tinham fé real; Se voltarmos à nossa definição bíblica original de fé, ela diz que a fé é a evidência de … coisas não vistas . Eles tinham confiança no que não pode ser visto – nas promessas de Deus e na vida eterna . E é aí que a nossa confiança deve ser.

João 20:27   Então [Jesus] disse a Tomé: Atende aqui o seu dedo e vê as Minhas mãos; E alcance sua mão aqui e empurre-a para o meu lado; E não seja incrédulo, mas acredite. 28   E Tomé respondeu e disse-lhe: Meu Senhor e meu Deus! 29   Jesus disse-lhe: Tomé, porque me viu, você crê. Bem-aventurados os que não viram e creram.

Obrigado.